Olá, pessoal!
Os próximos textos do blog Foca nas Mídias terão uma dinâmica diferente, visando uma maior interação entre professores e alunos em sala de aula. Esta nova fase foi inspirada no trabalho de conclusão de curso de Caroline Aragaki, que se formou em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP, em 2022.
Em seu projeto, Caroline construiu uma crônica interativa intitulada: E se a economia do país estivesse em suas mãos?. Logo no começo do texto, a aluna propõe que o leitor se coloque no lugar de um pré-candidato à presidência do Brasil e o define como protagonista da história. A partir daí, o leitor precisa fazer uma leitura consciente dos capítulos e, então, ao final, escolher entre as opções disponíveis para determinar como a história deve continuar.
É com base nessa dinâmica, de escolhas e consequências, que alguns dos próximos textos do blog serão produzidos. Dessa forma, os professores poderão fazer a leitura dos materiais em sala de aula, e propor um debate entre os alunos para definir os rumos da história. Como sempre, os temas estarão relacionados à educação midiática.
Animados? A seguir, confira um resumo de tudo que já abordamos no Foca nas Mídias:
Até aqui, o blog já mostrou como as desinformações podem se disfarçar e camuflar em meio aos conteúdos jornalísticos. Ainda sobre as chamadas fake news, foi demonstrado qual o papel dos consumidores de conteúdo ao se deparar com informações falsas para evitar sua propagação.
Além disso, o blog ressaltou que as redes sociais, diferente dos veículos jornalísticos, não têm um compromisso com a disseminação de conteúdos verificados. Vale lembrar que os conteúdos jornalísticos também estão nesses espaços, mas não devem ser confundidos com outros tipos de opiniões, informações e impressões.
Com relação às redes sociais, foi apresentado uma série de dicas de jovens entre 13 e 25 anos sobre como utilizar o TikTok. O app foi o mais baixado em 2021 e alguns responsáveis e professores, por ainda não conhecer a estrutura, não sabiam como orientar os mais jovens. O blog lembrou não ser necessário saber sobre todos os aplicativos que surgem, mas sim, haver um diálogo para que os adolescentes possam conversar e, até mesmo, ensinar.
Até logo!
Equipe Foca nas Mídias