Atualmente o vídeo é o formato mais consumido por crianças e jovens. Os projetos audiovisuais têm por objetivo a criação e a produção de conteúdos digitais para auxiliar crianças, jovens, famílias e docentes no processo de alfabetização midiática e informacional. As produções são coordenadas pela Profª Drª Mônica Rodrigues Nunes (ECA/USP) com a participação de docentes e discentes dos cursos de jornalismo, letras e dos programas de pós-graduação PPGMPA e PPGCOM, ambos da ECA/USP. A iniciativa, que tem o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e do Programa Unificado de Bolsas.
“Armadilhas das Redes” é uma série temática em vídeo sobre a confiabilidade da informação na internet e que resultou na produção de cinco vídeos: cancelamento, efeito bolha, discurso de ódio, pós-verdade e fake news. A iniciativa, que tem o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e do Programa Unificado de Bolsas, objetiva a criação e produção de conteúdos digitais para auxiliar crianças, jovens, famílias e docentes no processo de alfabetização midiática.
Equipe de produção da série: Alexandre Amaral, Aline Senzi, Anastácia Ferreira, Ana Carolina Guerra, Carolina Vellei, Juliana Matias e Vitor Cavalari.
Coordenação: Profª Drª Mônica Rodrigues Nunes
A série “Parece, mas não é” trata das três principais etapas do fazer jornalístico: a pauta, a apuração e as fontes. Para tal, os episódios utilizaram quem vive isso de perto – desde jornalistas de TV e jornal digital até especialistas em comunicação. Equipe de produção da série: Beatriz Cristina, Beatriz Crivelari, Crisley Santana, Daniel Terra, João Gabriel Batista, Guilherme Roque, Lígia de Castro, Marcus de Rosa e Tamara Nassif Orientação: Profª Drª Mônica Rodrigues Nunes Projetos em Televisão CJE | ECA | USP
Para aproximar o público dos meios de comunicação, convidamos jovens jornalistas para mostrar aspectos da sua rotina de trabalho. O objetivo desta série de vídeos é possibilitar que crianças e jovens conheçam aspectos da dinâmica de produção jornalística e, com isso, capacitá-los para o consumo crítico das mídias e ajudá-los a distinguir o que é notícia, desinformação e informação incorreta.
A circulação e distribuição das notícias falsas na internet vêm aumentando a cada ano. Para que os portais de desinformação consigam se manter é necessário que alguém pague pela produção deste tipo de conteúdo. A série “Notícia falsa, dinheiro real” explica para você como funciona o financiamento de sites de desinformação. Além disso, a produção também aborda o que são as chamadas fake news e quais são os seus impactos na sociedade.
Equipe de produção: Gabriel Araujo, Giovanna Stael, Isabella Velleda, Laura Molinari, Laura Scofield, Larissa Silva, Lígia Andrade, Marcelo Canquerino, Mariah Lollato, Thaislane Xavier.
Orientação: Profª Drª Mônica Rodrigues Nunes Projetos em Televisão CJE | ECA | USP
A série Zap Confirma aborda a desinformação com enfoque na política brasileira, apresentando seus diferentes tipos e apontando como identificá-los. Os sete episódios se passam em grupos de WhatsApp e começam com o envio de um conteúdo “falso” no chat, que gera uma discussão entre os membros. Ao final, há dicas de como não cair na desinformação-tema do episódio.
Equipe de produção da série: Caroline Aragaki, Diego Bandeira, Gabrielle Torquato, Laura Alegre, Letícia Camargo, Vital Neto
Orientação: Profª Drª Mônica Rodrigues Nunes Projetos em Televisão CJE | ECA | USP
A série “Já tá tudo na internet mesmo” explica os perigos da exposição virtual de dados pessoais, e ao mesmo tempo, ensina maneiras de se evitar o vazamento de dados sensíveis, ou mesmo o que fazer quando suas informações vazam. Tudo isso dividido em três episódios disponíveis no Tik Tok.
Equipe de produção da série: Amanda Mazzei, Bruna Irala, Camila Paim, David Ferrari, Emylly Alves, Guilherme P. P. Bolzan, João Mello, Karina Tarasiuk, Pedro Costa Lobo, Pedro Henrique de Sousa, Rafael Sampaio e Vinicius Garcia
Orientação: Profª Drª Mônica Rodrigues Nunes Projetos em Televisão CJE | ECA | USP