Sobre

Alfabetização midiática na escola pública

O Foca nas Mídias é parte do projeto de extensão “Alfabetização midiática e produção audiovisual na escola pública:  ensinar crianças e jovens a interpretar e a produzir informação” realizado com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, contemplado no Edital 01/2019 – Empreendedorismo Social .

Trata-se de um projeto interdisciplinar, voltado ao âmbito da alfabetização jornalística e midiática, e direcionado a crianças e jovens, que conta com a participação de docentes e pesquisadores da Escola de Comunicações e Artes, da Faculdade de Educação e da Escola de Aplicação da USP.

Este projeto considera que o público infantil e jovem não é formado apenas por consumidores de mídias, ele possui grande potencial de envolver pessoas da mesma faixa etária e adultos.

Esta proposta considera as diretrizes publicada no texto “Proclamação de Alexandria de 2005” da Unesco que descreve a alfabetização informacional e a aprendizagem ao longo da vida como os “faróis da Sociedade da Informação, iluminando os cursos para o desenvolvimento, a prosperidade e a liberdade(…). É um direito humano básico em um mundo digital e promove a inclusão social em todas as nações” (UNESCO, 2005). Saber escolher e avaliar os produtos informacionais, que são disponibilizados pelas diferentes mídias, permite o êxito em formar cidadãos.

Este projeto tem por objetivo principal realizar atividades na Escola de Aplicação da Universidade de São Paulo, com a participação de alunos e docentes para auxiliá-los na compreensão e produção de conteúdos que envolvam a alfabetização midiática e informacional. Entre as atividades realizadas até o momento estão: oficinas com professores, acompanhamento de atividades e produção audiovisual.

Além disso, este projeto objetiva a produção e a disponibilização de conteúdos em diferentes formatos, em especial, o audiovisual, que permitam capacitar alunos do ensino básico e universitário a compreender as funções da mídia, entender e interpretar as mensagens produzidas por ela e, também, identificar conteúdos falsos e com intenção de dano.

O uso do vídeo como forma de acesso deve-se ao fato de que diariamente são disponibilizadas, em todas as mídias produções de múltiplos fins (de informação, de publicidade e de ficção) que gozam de grande audiência de crianças e jovens. Além disso, é preciso considerar a forte influência das imagens no cotidiano deste público.

A produção de conteúdos voltados ao âmbito da alfabetização midiática mostra-se como um outro modo de ver e ler, de aprender e de conhecer, possibilitando ampliar o aprendizado e o pensamento crítico, sobretudo, no momento atual, em que assistimos, no Brasil, aos prejuízos causados pelo fenômeno da desordem informacional, tendo como uma das consequências a crescente circulação de desinformação.

Esperamos que este site seja um espaço de compartilhamento de conhecimentos e experiências, de disseminação de boas práticas e que possa auxiliar crianças, jovens, educadores e famílias a adquirirem as competências necessárias para o consumo crítico das mídias e colaborar para um mundo de mais igualdade e de respeito às diferenças.