Projeto desenvolvido na Escola de Comunicações e Artes da USP
Atualmente, o vídeo é o formato mais consumido no país, alcançando 99% da população brasileira, segundo a pesquisa Inside Video 2025. E é exatamente aí que mora o perigo: com os recursos atuais de produção acessível (como o uso de celulares), qualquer pessoa pode criar e compartilhar conteúdos.
Neste cenário de múltiplas vozes e plataformas, as séries audiovisuais produzidas pela equipe do Foca nas Mídias objetivam contribuir para a literacia midiática e informacional e, ainda, fortalecer o pensamento crítico sobre o universo digital e suas armadilhas, com especial atenção à grande disseminação de fake news, uma ameaça à democracia e à formação cidadã.
Os vídeos foram produzidos em linguagem clara e acessível e a adoção do formato seriado busca possibilitar o tratamento aprofundado de temas fundamentais para a compreensão do ecossistema da desinformação que tem se articulado para enganar e engajar o maior número de pessoas, além de auxiliar na distinção entre o que é verdade e o que é mentira no ambiente digital.
Abaixo você confere a lista de séries em vídeos produzidas até aqui.
Entenda, de forma simples e com exemplos do dia a dia, os principais perigos do uso das redes sociais sem pensamento crítico. Os episódios tratam de temas como cultura do cancelamento, discurso de ódio, pós-verdade e desinformação — mostrando como esses fenômenos afetam nossa convivência, nossas decisões e a democracia.
Como é o dia a dia de quem faz jornalismo? Nesta série, repórteres e editores de diferentes lugares compartilham os bastidores do seu trabalho. Tudo isso para te aproximar da produção de notícias e ajudar a desenvolver um olhar crítico sobre as informações que circulam na mídia.
A relação entre liberdade de expressão e responsabilidade, os perigos da desinformação e do discurso de ódio e o uso da inteligência artificial para manipular conteúdos são alguns dos temas dessa série. Aprenda sobre a importância da educação midiática no fortalecimento da democracia.
Fomos às ruas saber o que as pessoas pensam de fenômenos da internet, como o efeito bolha e a infodemia. Exemplos do cotidiano e especialistas ajudam a explicar esses novos termos nesta série do Foca nas Mídias, que dá o passo a passo de como se proteger da desinformação.
Com diferentes focos, as séries audiovisuais convidam o público a refletir sobre o papel da mídia em nossas vidas e como navegar com mais consciência no mundo das informações.
A série Zap Confirma apresenta os sete tipos de desinformação — sátira, conteúdo manipulado, conexão falsa, contexto falso, conteúdo enganoso, conteúdo impostor e conteúdo fabricado — e seu uso no contexto da política brasileira. Ao longo de sete episódios, a narrativa se passa em grupos de WhatsApp, sempre começando com o envio de um conteúdo falso que gera debate entre os participantes. No encerramento de cada episódio, são oferecidas dicas para reconhecer e evitar cada tipo de desinformação.