Desde 2017, a partir das discussões sobre a inserção da tecnologia na comunicação e educação, estimula-se o pensamento crítico sobre a adoção irrestrita das tecnologias nestes campos e como a Educomunicação pode se apropriar dessas tecnologias para incentivar a adoção das mesmas sob a perspectiva da Educação. Desde então, vem se desenvolvendo projetos práticos com variados objetivos, entre eles, os que visam colaborar com a Alfabetização Midiática para o ambiente digital na frente da batalha contra a desinformação. Em 2020, em consonância com este projeto, os alunos desenvolveram podcasts, textos e um guia virtual para ajudar os profissionais da saúde a identificarem informações falsas. Todos os trabalhos podem ser acessados neste site: https://sites.usp.br/tecnologiaseducom/
Docente responsável: Daniela Osvald Ramos
Produção de vídeos dinâmicos de curta duração sobre temas relevantes como desinformação, algoritmos e mulheres na ciência, para serem compartilhados especialmente através de aplicativos de mensagem como o WhatsApp. No site, além do link para baixar os vídeos, você pode encontrar conteúdos complementares para aprofundar a discussão e a pesquisa.
Vivemos uma era em que muita informação, conteúdo, mensagens e imagens circulam o tempo todo. Nesse meio podemos nos sentir um tanto confusos sobre como receber, entender e compartilhar o que vem até nós. Esta cartilha é voltada justamente para os profissionais que estão na linha de frente para localizar e acessar informações de saúde necessárias para o nosso dia a dia, bem como sobre as formas de compartilhá-las de maneira responsável, analisando-as crítica e reflexivamente.
Link: https://sites.usp.br/tecnologiaseducom/agentes-de-saude-e-de-informacao/
Nesta série de textos do aluno Léo Utida, é possível entender como os algoritmos, ou seja, uma série de cálculos matemáticos que, de forma automática, decidem (sim, alguém decide o que você verá na página do seu Facebook… nem sempre é só você que escolhe!) podem ser racistas.
Aqui: https://sites.usp.br/tecnologiaseducom/racismo-algoritmico-o-racismo-estrutural/